Se alguém te falasse que na sua jornada pessoal você pode viver com mais saúde mental, de forma mais plena, autêntica, livre, leve e conectada com o que realmente importa e para isso você precisaria lidar com alguns desconfortos, você estaria disposta (o)?
Como psicóloga clínica eu te digo que essa jornada começaria com algo simples, que é a autorreflexão. Refletir sobre ações, desejos, sentimentos e pensamentos pode ser difícil, principalmente quando você não tem suporte de um terapeuta, e está passando por algum sofrimento que se torna maior do que você...
Conseguir falar com um profissional que facilite trazer a consciência o que está causando algum bloqueio ou, fazendo você repetir situações que não gostaria de repetir e mesmo assim se percebe fazendo com frequência, pode te ajudar infinitamente nesse processo de autorreflexão e autoconhecimento.
Parece pouco mas o autoconhecimento possibilita um novo olhar para você mesmo, para seus relacionamentos e para o mundo. Ele proporciona autoaceitação, fortalece o "eu", não de forma egoísta mas de um de jeito mais conectado com a realidade. Abrindo novas possibilidade de se autoavaliar e ressignificar sentimentos ruins a respeito de si mesmo.
Quando você passa por esse processo de se perceber e se rever, é possível aprender a fazer o que é realizável diante das situações que se impõem. Esse mergulho em si mesmo (a) te auxilia a lidar com a culpa por situações passadas, a exercitar sua autocompaixão, e conseguir se perdoar... algo que parece simples mas esseaprender a lidar com si mesmo, sem ser de uma forma julgadora, punitiva, autocrítica negativa, pode ser muito difícil, mas você pode se dar essa chance de deixar de ser seu opressor interno para ser um aliado e protagonizar uma história de vida mais consciente e sem carregar peso além do necessário..
Ver seu reflexo no espelho da alma pode ser doloroso, nele tem imperfeições, marcas, defeitos, faltas e, lidar com tudo isso gera muita resistência mas você pode sair desse processo mais fortalecido, ser capaz de se amar e essa pode ser a base para construir relacionamentos mais saudáveis, com menos julgamento de ambos os lados sendo assim muito significativos na sua vida. Vivenciar relacionamentos satisfatórios é essencial para jornada da vida, porque eles são muito importantes para saúde mental, bem estar emocional e social. O sentimento de rejeição e a necessidade de aprovação aumentam a possibilidade de estabelecer vínculos autodestrutivos e tóxicos, saber quem você é e entender seu papel mas relações faz você conseguir estabelecer limites saudáveis e se desenvolver pessoalmente.
O conhecimento Psicanalítico torna todo esse processo possível, através da sua compreensão do indivíduo e formas de intervenção que se atem a psique e suas instâncias, olhando para o hoje sem negligenciar o passado e suas implicações. A autorreflexão, o autoconhecimento trazem muitas respostas, algumas boas e outras ruins, mas podem proporcionar uma vida mais saudável, com menos peso, mais liberdade, autenticidade e menos sofrimento.
Sua jornada de autoconhecimento e autodescoberta já começou, e uma prova disso é você estar lendo esse texto em busca dessa vida mais significativa!

